top of page

A saúde começa pela boca

Você já ouviu falar que “a saúde começa pela boca”? Uma alimentação saudável contribui para o bem estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar e manter os dentes fortes e saudáveis.


Há alimentos considerados “detergentes” cuja função é eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos a superfície dental. São eles: pera, maçã, cenoura, laranja, entre outros. Mastigar esses tipos de alimentos estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca. Alguns desses alimentos, por ter uma consistência endurecida, possibilitam a remoção da placa bacteriana e de resíduos alimentares presentes na superfície dentária. Essa limpeza acontece através do atrito que o alimento faz com os dentes enquanto é mastigado.


Alguns alimentos importantes para a saúde da sua boca: 1- Cereais integrais por melhorarem a microbiota e garantirem o equilíbrio entre as bactérias da boca.

2- Limão por melhorar o pH com o aumento da produção de saliva que tem ação bacteriostática e bactericida (mas opte por tomar com canudo para não afetar os dentes.

3 – Abacaxi por estimular a produção de saliva e conter enzimas digestivas que irão permitir uma melhor digestão dos alimentos (também melhor tomar em forma de suco e com canudo).

4- Mamão que possui papaína uma enzima digestiva que auxilia na quebra dos alimentos e permite uma melhor digestão e aproveitamento de nutrientes.

5 – Infusão (chá) de camomila que auxilia na melhora da mucosa bucal prevenindo estomatites, aftas e outras afecções na boca.

6- Acerola e caju que contêm quantidades significativas de vitamina C, importante para proteger a mucosa conta o surgimento de feridas na boca, como aftas e rachaduras no lábio.


7- Oleaginosas : castanhas do Pará e de caju, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia e avelã, pois garantem saciedade e menor vontade de consumo de alimentos ricos em amido com farinha branca, que causam a fermentação e aumento de cárie.

8- Canela tem efeito termogênico, mas que também possui propriedades benéficas, inclusive, a de diminuir a ansiedade e compulsão por doces e carboidratos de modo geral. 9- Água é nutriente básico para todas as reações do nosso organismo inclusive prevenção de mucosite e garantia de uma mucosa bucal saudável. Ela pode ainda ser aromatizada com folhas de hortelã ou pedaços de gengibre para garantir um sabor refrescante e aumentar o nível de antioxidantes.

10- Xilitol é um edulcorante considerado seguro pelos ortodontistas e o único adoçante que não aumenta o risco de cárie, ao contrário, contribui para a sua prevenção, sendo uma excelente alternativa ao açúcar refinado.


Só não se esqueça é claro, de fazer uma boa higienização da sua boca após cada refeição

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page