top of page

Como tolerar o medo de ir ao dentista

Dados estatísticos revelam que em cada dez adultos três apresentam medo de ir a uma consulta odontológica. O medo de ir ao dentista é tão sério que traz preocupação aos profissionais da área, pois esse problema pode trazer sérias doenças bucais. Pensando nisso desenvolvemos dicas para diminuir a ansiedade na hora do seu atendimento.


Sugestões para manter a calma

Antes de procurar um profissional, você deve saber um pouco sobre o seu trabalho, de preferência que já tenha atendido amigos ou familiares, isso ajudará você a ficar mais tranquilo e se sentir seguro com o dentista. Depois de já ter escolhido, deve-se conversar com o profissional e falar sobre seu receio, para que ele possa lhe explicar com detalhes sobre o trabalho a ser realizado, se ele puder indicar pacientes que já tenham realizado o mesmo tratamento para que você possa conversar sobre o assunto, também poderá aliviar a ansiedade.


A hora de encarar o procedimento!

1-No dia do procedimento procure alimentar-se com alimentos leves, evitando alimentos fermentativos, pois estes podem causar desconfortos abdominais.  Os estimulantes também devem ser evitados (exemplo café, chimarrão e chocolates), pois eles o deixarão mais agitado.


2-Na hora de escolher a roupa opte por roupas confortáveis, práticas para remover quando chegar um casa, após a cirurgia (se houver).


3-Se caso você usar lentes de contato procure ir com o seu óculos de grau, pois ficar de olhos fechados durante o procedimento pode trazer desconforto.


4-Procure agendar o procedimento em um horário que você não irá se sentir pressionado, para que não tenha que se preocupar com outros compromissos (por exemplo buscar filhos na escola, voltar ao trabalho…).


5-Levar um rádio, MP3 player ou cd, para abafar o som dos procedimentos odontológicos, poderá ajudá-lo a diminuir a ansiedade na hora do procedimento. Mas se o seu desconforto for referente às luzes, opte por um óculos escuro pois isso diminuirá a intensidade da luz nos seus olhos, e relaxar ficará mais fácil.


6-Antes da consulta ainda na sala de espera use a técnica da respiração diafragmática. Sentado de uma maneira confortável, respire lentamente, inspire até sentir o seu abdômen (barriga) inflar e depois solte o ar pela boca de maneira lenta sentindo o abdômen desinflando. Este exercício chama-se “respiração diafragmática”, ela movimenta o músculo do diafragma que está logo abaixo das costelas. Deixando a respiração mais leve e tranquila. Repita algumas vezes antes de ser atendido.


Caso você perceber que o seu medo acarreta muito sofrimento, é necessário procurar ajuda de um profissional na área, para diagnosticar a causa deste sofrimento. Pois juntos vocês poderão encontrar alternativas para superar esta dificuldade.


Silvana de Lima, Acadêmica de Psicologia

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page