Saiba como a psicologia pode ajudar no tratamento odontológico

Aproximar a Psicologia da Odontologia é uma ação relativamente recente no Brasil.

A Psicologia aplicada à Odontologia nasceu de uma necessidade de entender e investigar como as doenças bucais e o comportamento dos pacientes  se relacionam. O acompanhamento psicológico proporciona  um melhor e mais integrado relacionamento profissional-paciente, permitindo um diagnóstico global que envolve sintomas somáticos e psicológicos que necessitam ser correlacionados e avaliados.

O homem é um ser biopsicossocial, sendo impossível separar estes aspectos durante o tratamento. Os fatores emocionais podem desencadear, agravar ou perpetuar problemas físicos e estes, por sua vez, desencadeiam ou agravam os fatores emocionais. Portanto, o cirurgião-dentista necessita saber se os fatores psicológicos estão modificando a ‘doença’ e influindo no paciente e, caso estejam, de que maneira as mudanças de comportamentos podem  melhorar no resultado do tratamento.

As reações de stress são adaptadas pelo nosso organismo. No entanto, um paciente que está vivendo um stress crônico (distress) não consegue se restabelecer, pois ele fica o tempo todo numa fase de alerta. Certas situações, por sua cronicidade, acarretarão sintomas físicos e psicológicos, provocando sérios danos à saúde, inclusive agravando ou iniciando uma GUNA, um bruxismo, dores musculares, cefaléias, crises de ansiedade, depressão, alterações cardíacas, dermatites, úlceras gástricas, entre outros.

Cada paciente é único, então nenhum paciente é igual ao outro e nem todo atendimento o será também. A cada visita deste uma nova realidade,que o faz ou não cooperar com o tratamento.E sempre lembrar que ele não é só uma boca,ele tem desejos,tem opinião,tem informação e tem sentimentos.Uma unidade complexa que poderá ser identificada e acompanhada pelo psicólogo.

Psicóloga Silvana de Lima- CRP 07/26507

0 visualização