top of page

Saiba como cuidar da saúde bucal das crianças

A higiene bucal deve começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza das gengivas, bochecha e língua deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa, para remover os resíduos de leite.


Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos seis meses, deve-se usar uma dedeira de silicone, fazendo movimentos suaves, a dedeira não machuca a gengiva da criança e ainda faz uma leve massagem no local.

A partir de um ano pode-se iniciar a escovação, com uma escova de dente macia e pasta sem flúor. É importante o cuidado com os dentes de leite, pois eles guiarão o nascimento saudável dos permanentes.


A alimentação também influencia na saúde bucal. A alimentação das crianças deve ser rica em fibras e com menos açúcares. Frutas, verduras, legumes e grãos, por exemplo, contribuem com a saúde bucal. Alguns exemplos de alimentos fibrosos são: damasco, laranja, banana, goiaba, melancia, cereais integrais, entre outros.


O cálcio também é uma substância muito importante na infância, inclusive para a formação dos dentes. Além disso, previne a cárie. Leite, iogurte e queijo são as opções, preferencialmente os desnatados ou semi desnatados.


É claro que os pais também devem estimular a higiene bucal em seus filhos desde pequenos para que isso vire uma rotina normal para eles e tentar tornar o momento da escovação mais divertido para que a criança não o sinta como obrigação.


As visitas ao dentista devem iniciar desde cedo, uma consulta de rotina nenhum procedimento dói e os pais devem estar conscientes disto. A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista. Os dentistas afirmam também que é por essa razão que as crianças tendem a ter um melhor comportamento quando maiores nos consultórios odontológicos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page